Inicio

APRESENTAÇÃO

Este blog tem por finalidade oferecer subsídios para o trato com as corporalidades indígenas no ambiente escolar, sobretudo na disciplina de Educação Física e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esse tema, as corporalidades indígenas, é aqui entendido como os conhecimentos  e as formas de intervir no, sobre e pelo corpo praticadas pelas etnias ameríndias. O seu entendimento nos possibilita compreender não somente a concepção de corpo dos povos ameríndios, mas também os seus rituais, costumes e organização social. Dessa forma, além de oferecer saberes relevantes a respeito das culturas indígenas, essa página também se constitui em um espaço de reflexões, na qual podemos analisar o modo como os povos tradicionais percebem e fazem uso do seu corpo, relacionar com a forma como nós, sociedade ocidental o fazemos, e, a partir disso, construir novos conhecimentos.
É importante destacar que o material sistematizado presente no blog, representa uma parcela dos conhecimentos relacionados ao tema. Portanto, não há a pretensão de funcionar como uma fonte única e suficiente de informações, mas trazer alguns recursos de natureza teórica e prática, para que as possibilidades de desenvolvimento desse tema no processo de ensino e aprendizagem sejam mais concretas.
A fim de facilitar o acesso ao material, a página está organizada em temas, os quais serão apresentados a seguir:

Planos: Esta seção apresenta um conjunto de planos e slides para serem desenvolvidas aulas com o tema. São dezessete planos de aula e sete slides. Os conteúdos dizem respeito ao entendimento sobre o corpo dos povos ameríndios e da sociedade ocidental; os jogos, lutas, esportes e danças ameríndias; características atuais dos povos indígenas e os Jogos dos povos indígenas (evento esportivo disputado entre as etnias). Embora sejam planos e slides que foram experimentados em aulas, cabe ressaltar que podem ser modificados de acordo com as necessidades de quem estiver usando.

Metodologias: Esta seção apresenta alguns métodos utilizados durante o desenvolvimento das aulas sugeridas no blog e que ajudaram a potencializar o resultado.

Artigos: Nesta seção pode ser encontrados artigos referentes aos estudos sobre o corpo, às corporalidades indígenas e a educação intercultural, que ajudarão no desenvolvimento das aulas.

Para saber mais: Esta seção tem por objetivo indicar materiais que possibilitem aumentar o conhecimento e a compreensão a respeito das culturas indígenas. Para tanto,  são disponibilizados links de trabalhos em formato textual e em vídeo.

Esperamos que o material aqui disponibilizado possa colaborar na propagação dos conhecimentos referentes as culturas indígenas, em especial às suas corporalidades, e na sua inserção no ambiente escolar, sobretudo na EPT.

3 comentários :

  1. Parabéns pelo trabalho desenvolvido (em desenvolvimento) Fabrício. Teu blog apresenta um material riquíssimo sobre as possibilidades de abordagem das "corporalidades indígenas". Certamente irá se constituir em um ponto de apoio para a abordagem da temática e suas transversalidades. Já estou pensando na possibilidade de desenvolvermos um projeto colaborativo entre regiões. Vamos conversando... abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Fabrício, excelente trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, agora temos onde buscar conhecimentos sobre este tema que é muito relevante para nossa sociedade.

    ResponderExcluir