Aula 9


Tema: Práticas corporais indígenas – Lutas
Duração: 50 min
Objetivos: Identificar a importância da Luta na formação do indivíduo nas sociedades ameríndias, conhecer as principais características dos Kamaiurá, vivenciar lutas adaptadas da etnia.
Introdução:
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e apresentar os objetivos da aula vigente.
- Em seguida, conversar com os estudantes a respeito das lutas. Mencionar a sua importância em nossa sociedade, uma breve contextualização e histórico, e como ela é um recurso formativo essencial dentro de algumas etnias ameríndias, visto que, em algumas, como aquelas que praticam o "Huka-Huka", o processo de preparação do lutador ocorre desde a infância.
- Na sequência, como a luta a ser desenvolvida nessa aula é dos Kamaiurá, apresentar informações, de forma sucinta, a respeito dessa etnia: localização, organização social, rituais (nesse tópico deverá ser um pouco mais detalhado uma vez que a luta faz parte do ritual Quarup) e a importância das práticas corporais em sua cultura. Para subsidiar esse tópico, há algumas sugestões de leitura ao final do plano.
Desenvolvimento:
- A luta que a ser vivenciada será o "Huka-Huka". O seu formato será adaptado em relação aquele realizado pela etnia. Para tanto, deve-se providenciar uma superfície macia (tatames ou colchonetes), para minimizar os riscos aos alunos. O combate será disputado 1x1. Os alunos deverão se posicionar de joelho e terão por objetivo projetar o colega com as costas na superfície ou encostar na parte posterior de suas pernas. Feito isso, encerra-se a disputa.
Conclusão:
- Para encerrar, relembrar os conceitos trabalhados juntos aos alunos e reforçar a importância do "Huka-Huka" no Quarup e dentro da cultura da etnia. Para subsidiar esse tópico, há algumas sugestões de leitura ao final do plano.
Ampliando o conhecimento:
COELHO, Luciano Silveira. Lutas Indígenas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22413 Acesso em: 16 de novembro de 2019.
HERRERO, Marina; FERNANDES, Ulysses. Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo. São Paulo: SESC, 2006.
IRIAS, Everton Arruda. Huka-Huka e Derruba o Toco: Lutas Indígenas nas aulas de Educação Física. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Relatos/everton_irias.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2019.
PGMBOXCULTURAL. Xingu – Huka Huka. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a9P82STWwDI Acesso em: 16 de novembro de 2019.
PIB SOCIOAMBIENTAL. Kamaiurá. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kamaiur%C3%A1 Acesso em: 30 de outubro de 2019.TERRA da Luta. Direção de Tadeu Jungle. Rio de Janeiro: Academia de Filmes, 2017. 60 min.
*Sugestões para as atividades:
- Para a percepção dos alunos a respeito da luta ser mais clara, apresentar vídeos a respeito da luta (como o presente nas referências) é um recurso interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário