Aula 8


Tema: O indígena no Brasil atual 2
Duração: 50 min
Objetivos: Identificar os principais elementos presentes nas culturas indígenas do Brasil, reconhecer as características dos indígenas atualmente no Brasil, identificar a necessidade do respeito e da valorização das culturas indígenas.
Introdução:
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e ressaltar que será dada continuidade a abordagem dos principais elementos comuns as culturas indígenas e que tem como fonte principal o livro “O índio brasileiro: o que você precisar saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje” de Gersem dos Santos Luciano Baniwa.
Desenvolvimento:
- Iniciar a parte principal da aula, abordando a temática da economia. Aqui deverá ser discutido as suas principais características, tais como, Economia de auto sustento, Diversidade, Organização Técnica, Grau de Sustentabilidade e O grau de valores agregados.
-  Em seguida, abordar as questões polêmicas a respeito dos povos indígenas. Caso os alunos apresentem alguma, contextualiza-las de forma crítica. Se não trouxerem ou caso dê tempo, discutir as seguintes questões: demarcações das terras indígenas, exploração das riquezas naturais nas terras indígenas e os pedágios. Nas referências, segue o material para subsidiar as discussões.
Conclusão:
- Para encerrar, desenvolver a atividade Aquário (nas referências segue o material para subsidiar o trabalho) visando a solidificação dos conhecimentos. Questões como sugestão: 1) Sob a perspectiva indígena, como você acha que deve ser a relação entre a sociedade indígena e a não indígena em relação a questões econômicas, culturais, educacionais, etc? 2) E sob a perspectiva não indígena?
Ampliando o conhecimento:
BRITTO, Gladstone Avelino. Direitos e erros na demarcação de terras indígenas. AGRÁRIA (SÃO PAULO. ONLINE), v. 19, p. 34-60, 2013.
DAMBRÓS, Cristiane. Contexto histórico e institucional na demarcação de terras indígenas no brasil. REVISTA NERA (UNESP), v. 22, p. 174-189, 2019.
ARCE, Bianca Delgado. Tutorial: Técnica Fishbowl  (03m40s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6OEe-xTflok&t=52s Acesso em: 18 de novembro de 2019.
LUCIANO, Gersem José dos Santos.O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília, MEC, SECAD, LACED/Museu Nacional, 2006.
MENA, Isabela. Verbete draft: o que é método aquário? Disponível em: https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-metodo-aquario/ Acesso em: 18 de novembro de 2019.
SÁ, Henrique. Fishbowl (método aquário): o que é, exemplos e como usar em aula. Disponível em: https://silabe.com.br/blog/fishbowl-metodo-aquario-o-que-e-exemplos-e-como-usar-em-aula/ Acesso em: 18 de novembro de 2019.
SCHIAVINI, Fernando. A cobrança de pedágios em terras indígenas. Disponível em: http://fernandoschiavini.com.br/a-cobranca-de-pedagio-em-terras-indigenas/ Acesso em: 18 de novembro de 2019.
SCHIMANOSKI, Gabriele. Mato Grosso possui o único pedágio regulamentado do país. Disponível em: https://olivre.com.br/mato-grosso-possui-o-unico-pedagio-indigena-regulamentado-do-pais Acesso em: 18 de novembro de 2019.
SILVA, Elizângela Cardoso de Araújo. Povos Indígenas e o direito à terra na realidade brasileira. SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE, v. Especial, p. 480-500, 2018.
SILVA, Nathália Thais Cosmo; MOURA, Roseni Aparecida; FERREIRA NETO, José Ambrósio. O conflito de representações inter-étnicas em torno da exploração de diamantes na Amazônia brasileira. Ciência Rural (UFSM. Impresso), v. 43, p.1323-1329, 2013.
*Sugestões para as atividades
- Na atividade Aquário é fundamental a atuação do professor para que o debate seja frutífero. Nesse sentido, embora haja as duas questões como sugestão, de acordo com a necessidade o professor deverá acrescentar mais questões ou fazer intervenções pontuais para que a discussão siga o caminhado desejado.

Slides (aula 8 - pdf)

Slides (aula 8 - ppt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário