Aula 4


Tema: Práticas corporais indígenas – jogos tradicionais 2
Duração: 50 min
Objetivos: Identificar a importância dos jogos tradicionais na formação do indivíduo nas sociedades ameríndias, conhecer as principais características dos Kalapalo, vivenciar jogos tradicionais da etnia.
Introdução:
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e apresentar os objetivos da aula vigente, ressaltando a continuação da vivência dos jogos da etnia Kalapalo.
Desenvolvimento:
- O primeiro jogo a ser vivenciado será o “Mangá tobdaé”. Os alunos deverão ser organizados em duplas e receber, individualmente, um bambolê e duas petecas. Logo após, deverão se posicionar há 9m de distância uns dos outros, colocar-se dentro do bambolê e, golpeando a peteca, tentar acertar o seu parceiro da dupla.
- O segundo será o “Hagaka”. Os participantes se reunirão em duas equipes que ficarão enfileiradas. Um de cada fila vem a frente e o objetivo do jogo é que cada participante, de forma alternada, acerte a bola na perna do seu adversário, que deverá estar se apoiando em um cabo (de madeira ou plástico) que não poderá ter a sua ponta retirada do chão. A distância entre os oponentes será de 4m.
Conclusão:
GRANDO, Beleni Salete. Jogos e Culturas Indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2010. 172p .
____________; SOARES, Khelle Cristina Pires. CAÇA ÀS KRENTI: Criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente. Crítica Educativa, v.2, p. 62-73, 2016.
HERRERO, Marina; FERNANDES, Ulysses. Jogos e brincadeiras do povo Kalapalo. São Paulo: SESC, 2006.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Cortez, São Paulo, 1996.
PIB SOCIOAMBIENTAL. Kalapalo. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Kalapalo Acesso em: 30 de outubro de 2019.
*Sugestões para as atividades:
- Nos três jogos deverá ser levado em conta as características dos alunos, para que, sendo necessário, faça-se modificações. Por exemplo, distância maior ou menor, Parte do corpo em que a peteca poderá acertar, a quantidade de alunos por grupo, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário