Aula 17


Tema: Práticas corporais indígenas – Jogos de tabuleiro
Duração: 50 min       
Objetivos: Construir o jogo de tabuleiro ‘Onça”, vivenciar a prática do jogo e avaliar a importância do estudo das corporalidades indígenas.
Introdução:
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e apresentar os objetivos da aula vigente.
- Na sequência, realizar a confecção do tabuleiro. Para tanto, será necessário os seguintes materiais: cartolina (ou outro tipo de folha de papel que irá variar de acordo com o tamanho de tabuleiro desejado), pincel, régua e tesoura (nas referências tem alguns vídeos explicando como fazer). Com o tabuleiro pronto, deverão ser providenciadas as peças, que poderão ser aquelas tradicionais, como os do jogo da dama ou adaptadas com tampinhas de garrafa, feijões, etc. O importante é que se tenha quatorze peças de um tipo e uma peça de outro.
Desenvolvimento:
- Após o material estar todo organizado, os alunos deverão se reunir em duplas (ou grupos, dependendo da quantidade de tabuleiros e peças) para realizar o jogo, que funcionará da seguinte forma: Um dos participantes será a “onça” (1 peça) e o outro o “cachorro” (14 peças). As peças ocupam as três fileiras mais afastadas da parte menor do tabuleiro, sendo que a “onça” deverá estar na posição central. O primeiro movimento é do cachorro. O objetivo do cachorro é deixar a onça sem saída e o da onça é capturar seis “cachorros”. Nas referências, segue alguns vídeos para auxiliar no entendimento e desenvolvimento do jogo.
Conclusão:
- Para encerrar, como última aula dessa sequência proposta para se trabalhar as corporalidades indígenas e as suas práticas corporais sistematizadas, realizar uma auto avaliação com os alunos, verificando a percepção que possuem em relação ao desenvolvimento das aulas, a importância do estudo desses conhecimentos e de que maneira contribuiu para a sua formação.
Ampliando o conhecimento:
FAVELA NEWS. Museu do Brinquedo Popular: O jogo da Onça. (02m14s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wYbQg5q39zc&t=13s Acesso em: 22 de novembro de 2019.
MEL E AS CRIANÇAS. Jogo da Onça l Como fazer e Jogar l Regras e Objetivos. (09m39s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j23j-7V7BWk&t=58s Acesso em: 22 de novembro de 2019.
DIAS, Fábio. Jogo da Onça – Tabuleiro do Suetônio. (04m41s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VQwCfAGJt-M&t=218s Acesso em: 22 de novembro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário