Aula 13


Tema: Práticas corporais indígenas – Jogos dos povos indígenas 3 – modalidades de Demonstração
Duração: 50 min
Objetivos: Reconhecer as modalidades de demonstração dos Jogos dos povos indígenas, conhecer as principais características dos Gavião Parkatejê, vivenciar algumas modalidades de Demonstração.

Introdução
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e apresentar os objetivos da aula vigente. 
- Na sequência, como as modalidades a serem desenvolvidas nessa aula são dos Gavião Parkatejê e Kiykatêjê, apresentar informações, de forma sucinta, a respeito dessa etnia: localização, organização social, rituais e a importância das práticas corporais em sua cultura. Para subsidiar esse tópico, há algumas sugestões de leitura ao final do plano.
Desenvolvimento:
- A primeira modalidade será o “Akô”, que é uma prova de velocidade semelhante ao revezamento 4x100. É uma prova realizada somente pelos Gavião Parkatejê. Os participantes serão divididos em equipes (quatro pessoas) e realizaram um percurso em círculo portando uma varinha de bambu (como se fosse o bastão das provas de revezamento do atletismo). Cada integrante, um de cada vez, realizará o percurso e, ao retornar, deverá passar a varinha ao próximo integrante. A equipe que realizar o percurso primeiro, vence.
- A segunda modalidade será o “Kaipy”, também dos Gavião Parkatejê e que se configura como uma prática que envolve a utilização do arco e flecha. Os alunos deverão ser organizados em grupos (de acordo com a quantidade de arcos e flechas) e terão por objetivo disparar as flechas o mais longe possível. Quem conseguir a maior distância, vence.

Conclusão:
- Para encerrar, relembrar os conceitos trabalhados juntos aos alunos e mencionar que na próxima aula serão vivenciados os Jogos de Integração.
Ampliando o conhecimento:
ROQUE, Lucas et al. Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: Brasil, 2015: o importante é celebrar. – Brasília: PNUD, 2017.104 p, il.
PIB SOCIOAMBIENTAL. Gavião Parkatejê. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Gavi%C3%A3o_Parkat%C3%AAj%C3%AA Acesso em: 21 de novembro de 2019.
PRIMITIVE TECHNOLOGY. Tecnologia primitiva: arco e flecha. (5m53s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SLoukoBs8TE Acesso em: 21 de novembro de 2019.
THE MASTER INVENÇÕES. Como fazer um arco e flecha potente. (2m50s) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=buMZjSLEXms&t=51s Acesso em: 21 de novembro de 2019.
*Sugestões para as atividades:
- Na primeira modalidade, “Akô”, as características dos participantes e do local deverão ser levadas em conta, para definir o tamanho do percurso e possíveis variações para se definir o vencedor.
- Na segunda modalidade, “Kaipy”, a forma de se definir o vencedor pode ser modificada, sendo de acordo com o desempenho individual, do grupo, podem ser definidos alvos, dentre outros. Além disso, nas referências há duas sugestões de vídeos que ensinam como construir um arco e as flechas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário