Aula 10


Tema: Práticas corporais indígenas – Lutas 2
Duração: 50 min
Objetivos: Identificar a importância das lutas na formação do indivíduo nas sociedades ameríndias, conhecer as principais características dos Pataxó e dos Manchineri, vivenciar lutas adaptadas das etnias.
Introdução:
- Para iniciar, relembrar, resumidamente, a aula anterior e apresentar os objetivos da aula vigente.
- Na sequência, como as lutas a serem desenvolvidas nessa aula são dos Pataxó e dos Manchineri, apresentar informações, de forma sucinta, a respeito dessa etnia: localização, organização social, rituais e a importância das práticas corporais em sua cultura. Para subsidiar esse tópico, há algumas sugestões de leitura ao final do plano.
Desenvolvimento:
- A primeira luta a ser vivenciada, dos Pataxó, será o "Derruba Toco". O seu formato será adaptado em relação aquele realizado pela etnia. Para tanto, deve-se providenciar uma superfície macia (tatames ou colchonetes), para minimizar os riscos aos alunos. O combate será disputado 1x1. Os alunos deverão tentar derrubar o toco que se encontrará no centro do espaço da luta, por meio da projeção do adversário (pode fazer o oponente derrubar o toco com qualquer parte do corpo).

-  A segunda luta a ser vivenciada, dos Manchineri, será a "Briga de Galo". O seu formato será adaptado em relação aquele realizado pela etnia. Para tanto, deve-se providenciar uma superfície macia (tatames ou colchonetes), para minimizar os riscos aos alunos. O combate será disputado 1x1. Os alunos deverão se posicionar de cócoras e com as mãos na parte posterior da coxa. O objetivo é tirar o colega do espaço pré-determinado sem sair da posição estabelecida.
Conclusão:
- Para encerrar, relembrar os conceitos trabalhados juntos aos alunos e reforçar a importância do "Derruba Toco" e da "Briga de Galo" dentro da cultura das etnias. Para subsidiar esse tópico, há algumas sugestões de leitura ao final do plano.
Ampliando o conhecimento:
COELHO, Luciano Silveira. Lutas Indígenas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22413 Acesso em: 16 de novembro de 2019.
EZEQUIEL, Marilelia Rocha. Derruba o Toco – Luta tradicional do casamento indígena Pataxó Carmésia 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=syEJ4iCbZ50 Acesso em: 16 de novembro de 2019.
IRIAS, Everton Arruda. Huka-Huka e Derruba o Toco: Lutas Indígenas nas aulas de Educação Física. Disponível em: http://www.gpef.fe.usp.br/semef2018/Relatos/everton_irias.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2019.
PIB SOCIOAMBIENTAL. Manchineri. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Manchineri Acesso em: 30 de outubro de 2019.
PIB SOCIOAMBIENTAL. Pataxó. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Patax%C3%B3 Acesso em: 30 de outubro de 2019.
*Sugestões para as atividades:
- Na primeira luta, o toco pode ser uma garrafa pet com um pouco de areia, uma bola, ou um outro material que facilite a adaptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário